Contra MJ sobre esperar decepção para nunca se decepcionar
A importância de não antecipar tristeza
No último filme do Homem-Aranha lançado nos cinemas, uma fala de uma personagem ficou presa comigo desde que assisti. Na obra, conforme o vídeo abaixo (a partir de 1:47), MJ diz que: “Se você já espera decepção, você nunca se decepciona.”
À primeira vista, pode parecer que essa é uma boa ideia, afinal, sendo pessimista a todo momento, nada será capaz de te deixar pra baixo ou derrubar suas expectativas. Ocorre que isso está longe de ser algo positivo para o ser humano, explico logo em seguida.
Os estoicos praticavam uma ideia interessantíssima, que embora parecida com o que pensa MJ, é totalmente diferente. Premeditatio malorum, ou a pré-meditação dos males, trata-se do exercício de imaginar tudo o que pode dar errado e/ou ser tirado de nós.
“Premeditar os males futuros é dizer: ‘As coisas não necessariamente vão sair como eu espero. Aliás, tudo pode dar errado! A vida não caminha do jeito que nós queremos, mas como ela quer’. É considerar que o destino não necessariamente quer a mesma coisa que a gente.”[1]
Sêneca dizia[2] que o que é completamente inesperado tem o maior poder de aumentar o peso de um desastre. Um dos personagens mais importantes da história do estoicismo ressaltava que devemos garantir que nada nos pegue de surpresa, devemos sempre nos preparar para todos os males que virão.
Observe que, diferentemente do que pensa a personagem de Homem-Aranha, a ideia aqui não é esperar decepção para que nada o machuque, mas sim se preparar para que tudo possa acontecer, de forma que você sempre esteja preparado para lidar com qualquer desafio e dificuldade.
Ainda assim, você pode indagar: ora, e qual é o mal de sempre esperar a decepção, como faz MJ? Explico: carregar ansiedade e preocupação a todo momento, ou esperar sempre que algo dê errado, é altamente prejudicial à nossa saúde[3][4]. Além disso, seguindo o pensamento de MJ, devemos tomar o nosso tempo atual para lidar com uma possível tristeza futura, que nada vai servir quando (e se) esse momento infortuno chegar.
Sendo assim, que possamos aprender com os estoicos, que a todo momento se preparavam para as adversidades que virão, sabendo que tudo pode dar errado e devemos encarar isso diariamente, mas que mesmo assim não “alugavam tristeza”, isto é, lidavam com uma possível tristeza futura no presente. Existe uma importante diferença entre se preparar e se sabotar, que saibamos sempre escolher a opção correta.
[1] https://razaoinadequada.com/2021/11/04/marco-aurelio-premeditatio-malorum/
[2] https://fasbam.edu.br/2020/12/18/3-conselhos-dos-estoicos-memento-mori-premeditatio-malorum-e-amor-fati/
[3] https://www.minhavida.com.br/materias/materia-18458
[4] https://cardioup.com.br/ansiedade-como-ela-afeta-a-saude-do-coracao/
Grande filme, e essas frases de filme me fazem refletir muito. Passo muito por isso e essa frase se adequa em muito a minha pessoa. Atualmente, nem crio a expectativa, só estou lá, existindo. Algo que cresceu tanto dentro de mim, que se alastrou aos momentos e as pessoas ao meu redor. Porém, o importante é nos mantermos positivos sempre que possível.